Perguntas frequentes

Alguma dúvida?
Sua resposta pode estar aqui. 

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que podem surgir sobre uma série de assuntos relacionados ao nosso dia a dia. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.

1 . 1 - Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

Nossos uniformes podem ser adquiridos apenas nas lojas credenciadas. Clique aqui e veja a relação de lojas e endereços.

1 . 2 - O aluno pode guardar seus materiais escolares no Colégio?

Sim. Os escaninhos serão disponibilizados a partir do 6º ano do Ensino Fundamental para os alunos que tiverem dificuldade em administrar o material a ser trazido para o Colégio e, sobretudo, devido ao peso da mochila.

A utilização dos escaninhos pelos interessados se dará por meio de locação para o período do ano letivo, mediante pagamento de taxa anual. Informações poderão ser obtidas na Coordenação Pró-aluno.

1 . 3 - Como funciona o Aplicativo do Colégio Santo Agostinho?

Nosso aplicativo mobile é o canal de relacionamento com os pais e responsáveis. Por meio dele, você tem acesso às notícias, comunicados, calendários de atividades escolares, documentos e formulários, notificações e lembretes importantes.

 Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

1 . 4 - Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

A nossa comunicação com as famílias é feita por meio do aplicativo do Colégio, de e-mails, da agenda do aluno, do site e da plataforma digital ConeCSA. Eventualmente, ela pode ocorrer via circular.

A agenda é entregue no início do ano letivo e contém as diretrizes para o cotidiano pedagógico do aluno. O aplicativo é o principal canal virtual de relacionamento e atendimento aos pais e responsáveis. Ele está disponível na internet e para instalação em smartphones. O ConeCSA é a plataforma de sala virtual do aluno. Estudos complementares e documentos pedagógicos são inseridos nesse ambiente.

1 . 5 - O colégio possui algum tipo de seguro?

Sim. Em parceria com a TGL Consultoria, disponibilizamos coberturas e proteções financeiras, por intermédio do Seguro Educacional, que auxilia a continuidade dos estudos do seu filho com qualidade e segurança, protegendo o seu futuro. Para saber mais ou aderir ao Seguro Educacional, entre em contato direto com o consultor da TGL

Consultoria:

Regina D´arc Borges

Telefones: (31) 3527-9500 / 98390-6821

E-mail: regina@tglconsultoria.com

2 . 1 - Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

A 2ª via do boleto bancário pode ser emitida em nosso portal educacional, em ambiente restrito para pais e responsáveis. Clique aqui para acessar.

2 . 2 - Tenho desconto para pagamento antecipado de mensalidades?

Sim. Para mais informações, entre em contato com a tesouraria.

2 . 3 - Como faço para atualizar o boleto vencido?

O boleto é atualizado diretamente no site do banco Santander. Clique aqui para acessar e fazer uma nova emissão.

3 . 1 - Como faço para alterar meus contatos com o Colégio (mudança de endereço, e- mails, telefones, etc.)?

Os pais ou responsáveis podem fazer a solicitação, presencialmente, em nossa secretaria ou através do formulário de contato.

3 . 2 - Como faço para pedir mudança de unidade?

A família que desejar transferir seu(sua) filho(a) para outra unidade deverá agendar uma reunião com a Supervisão Pedagógica da unidade de origem, no período de 19 a 30 de agosto do ano em curso. O deferimento do processo está condicionado aos seguintes critérios: 

1. haver vaga disponível na unidade pleiteada;

2. Apresentar bom rendimento acadêmico e postura disciplinar adequada ao ambiente escolar;

3. ter 2 (dois) anos de matrícula e frequência na unidade;

4. não ter sido contemplado com a transferência de unidade nos últimos 2 (dois) anos.

      3 . 3 - Como faço para pedir 2ª via de Histórico Escolar? Há custo?

      A solicitação pode ser feita presencialmente, em nossa secretaria, ou através do formulário de contato. A 2ª via do histórico tem um custo de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e o prazo para sua elaboração é de 30 dias.

      3 . 4 - Como faço para solicitar 2ª chamada de prova?

      O aluno que perder qualquer avaliação terá o direito de fazer uma avaliação de 2ª oportunidade, nos casos previstos em lei (doença, falecimento de parente, etc). O formulário está disponível no aplicativo do Colégio. Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

      3 . 5 - Como faço para solicitar a declaração de escolaridade?

      Para solicitar a declaração de escolaridade, entre em contato com nossa Secretaria. Não há custo para a primeira via de declaração, que fica pronta em 24 horas. A partir da segunda via, há um custo de R$ 10,00 (dez reais) por declaração.

      3 . 6 - Como faço para visitar o Colégio?

      Entre em contato pelos telefones: (31) 3337-5945 ou 2532-0606.

      3 . 7 - Qual a idade mínima para ingresso? Com quantos anos começa o maternal?

      3 anos (idade que o aluno deve ter até 31/03 no ano de ingresso).

      3 . 8 - Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

      O edital de admissão de novos alunos para o ano de 2020 será divulgado na primeira semana de agosto. As orientações são disponibilizadas na página sobre admissão. Clique aqui para mais informações.

      4 . 1 - O Colégio vai oferecer atividades extracurriculares?

      Sim. As atividades oferecidas são: escolinhas de esporte, equipes esportivas, dança, capoeira e robótica.

      4 . 2 - Quais séries serão oferecidas?

      Educação Infantil: maternal (3 anos), 1º período e 2º período - turnos manhã e tarde.

      Ensino Fundamental I: 1º ao 5º ano - turnos manhã e tarde.

      Ensino Fundamental II: 6º ao 9º ano – turno manhã.

      Ensino Médio: 1ª à 3ª série – turno manhã.

      4 . 3 - O Colégio é Bilíngue?

      No Colégio Santo Agostinho – Gutierrez, oferecemos o bilinguismo para todas as turmas da Educação Infantil (Maternal, 1º período e 2º período) e 1º ano do Ensino Fundamental. Em 2020, esse ensino será extensivo até o 5º ano do Fundamental I.

      4 . 4 - O Colégio funcionará em tempo integral?

      No Colégio Santo Agostinho – Gutierrez, estamos implantando o Programa Amplus (escola em tempo integral). Em 2019, iniciamos com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.Esse programa será gradualmente ampliado para os demais anos do Ensino Fundamental I.

      4 . 5 - É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

      Celulares, tablets, entre outros, poderão ser utilizados no ambiente escolar, no desenvolvimento de projetos e/ou atividades, de forma criteriosa e responsável, sob a mediação dos professores. Portanto, somente serão permitidos em atividades pedagógicas e, em caso de descumprimento da norma, os mesmos serão retidos. É de total responsabilidade do estudante a guarda de seu aparelho.

      4 . 6 - Onde posso consultar a Lista de Materiais?

      A lista de materiais é divulgada para os pais e responsáveis através do aplicativo do Colégio. Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

      4 . 7 - Como funciona o processo de avaliação e provas?

      No Colégio Santo Agostinho a criança é observada e avaliada constantemente. O resultado desse acompanhamento constante e contínuo é levado ao conhecimento dos pais por meio de contatos pessoais.

      Na Educação Infantil, ao final de cada semestre, é entregue aos pais ou responsáveis um relatório com a síntese das observações do desenvolvimento da criança durante o período. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental recebem o boletim e o relatório individual após o término de cada etapa letiva.

      Ensino Fundamental e Ensino Médio: as atividades escolares são avaliadas constantemente por meio de testes, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, atividades extraclasse, observações etc. Os alunos podem também, realizar avaliação em 2ª chamada e solicitar avaliação suplementar:

      Avaliação de 2ª chamada: (Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano e Ensino Médio) – O aluno que perder qualquer avaliação terá o direito de fazer avaliação de 2ª oportunidade, nos casos previstos em lei (doença, falecimento de parente, etc).

      Avaliação suplementar: (Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano e Ensino Médio) A avaliação suplementar é uma oportunidade para os alunos que pretendem substituir a menor nota de alguma das avaliações realizadas pelo aluno, na etapa em curso.

      *Não há avaliação suplementar para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

      Promoção: será promovido o aluno que atingir 60 pontos após a 3ª etapa, com a frequência mínima de 75%.

      4 . 8 - Como posso acompanhar as notas e frequência do aluno?

      Para conferir as notas e frequência (faltas) do aluno, clique aqui e acesse nosso portal educacional.

      4 . 9 - A qualidade de ensino é a mesma em todas as unidades?

      Sim. O colégio Santo Agostinho baseia-se em um único projeto pedagógico. Temos como objetivo criar condições favoráveis para que o aluno possa assumir o protagonismo de sua própria educação, desenvolvendo todas as suas potencialidades intelectuais, físicas, socioculturais e religiosas. Nossas unidades possuem programas diversos extraclasse que variam de acordo com a disponibilidade em relação à estrutura e horários. Clique aqui  e conheça mais sobre nosso projeto pedagógico.